Monday, December 10, 2007

CONFESSO...


... que este ano não me apetece nada que haja Natal! Percebo até que considerem a imagem que postei temperada de humor negro, mas mais vale brincar com as coisas do que dramatizá-las, certo?

Ontem, em conversa com a mami, ela lá pôs em palavras aquilo de eu já me tinha apercebido há muito: "este ano ainda me apetece menos passar por estas festas do que no ano passado. Está a custar-me mais". Eu, simplesmente, anuí...

Percebo-a a bem, pois este ano sei que ainda fazes mais falta. Estamos mais conscientes da perda, da saudade, menos atordoados. Pode parecer antagónico, mas este ano as coisas parecem mais reais. E tudo ganha sentido se considerarmos que esta quadra, na nossa casa, sempre foi a festa da família, com algum consumismo - assumo - mas sem que este alguma vez tenha sido o mote da questão.

Não me apetece sequer ouvir músicas de Natal, encafuar-me em lojas, fazer trocas de prendas, dedicar votos de boas festas, não me apetece, pronto! Gostava de poder adormecer e acordar já em 2008. Perdoe-me quem por uma razão ou por outra me lê por estas bandas, mas quem diz a verdade não merece castigo, certo? É tão somente um estado de espírito, o que não invalida que aqueles que amo continuem bem presentes no meu coração.

Na minha casa e na da mami não há, ainda, vestígio do Natal. Nem coroas, nem árvore, nem presentes, nem luzes, nada!!! Pode ser que até lá, ainda ganhe forças para contrariar esta tendência, pois sei que se estivesses ainda entre nós, era assim que farias questão que as coisas fossem, mantendo a tradição. Prometo que fá-lo-ei em tua homenagem e não deixar o Natal morrer entre nós. Dizem as pessoas mais experientes que, se deixarmos passar um ano sem vivê-lo, nunca mais é o mesmo. Enfim...

Pelo menos, na noite de Consoada, sei que vamos estar os três juntos, quero dizer, os quatro, já que tudo, ainda que de outra forma, também nos brindarás com a tua presença, a comer o delicioso bacalhau da D. Lena, a conversar ao redor do calor da lareira e... não é esse o verdadeiro espírito de Natal? É só isso que quero!

2 comments:

Party Girl said...

Se como tu sp contaste, ele gostava tanto do Natal, acho que vocês devem continuar a comemorá-lo e fazer um esforço para voltarem a estar felizes, todos juntos, neste dia!

(n)Ana said...

O Natal para mim também não fez tanto sentido como em outros anos. Há uns tempos houve zangas na família e a coisa nunca mais foi como antes. E por isso concordo que se um ano não se vive, acaba por ser diferente nos anos seguintes.
De qualquer forma, entendo a tua, a vossa dor... de certa forma também a partilho um pouquinho. Não suporto ver-te triste. O Natal é agressivo... deixa-nos muito sensíveis. blheee...
Bom... Nada que eu possa dizer vai fazer acalmar essa dor...
Limito-me a dizer-te que estou aqui, sempre com saudades e pronta para fazermos coisas os 2.
Quero que saibas que te amo muito!
Um grande beijo meu querido.
nana