Thursday, December 20, 2007

"QUEM DIZ A VERDADE...

... não merece castigo", lá diz a sabedoria popular. Assim, deixo-vos com mais uma maravilhosa pérola recebida por mail:

«Os políticos, tal como as fraldas, devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão.»

Tuesday, December 11, 2007

MEMÓRIA OLFACTIVA

Hoje vesti um casaco que era teu e, por incrível que pareça, ainda consegui sentir o teu cheiro. Que sensação de proteção tão boa e reconfortante! Agora, quero ver se consigo não esquecer a tua voz... Beijo.

Monday, December 10, 2007

E VÃO 2 ANOS!...


... que a minha querida afilhada Drika e o seu mais-que-tudo Johnny deram o nó. Celebra-se hoje mesmo. E se foi festa de arromba! Estava um frio de rachar, mas malta aqueceu tudo e mais alguma coisa. Até quase que tiveram de expulsar-nos da quinta. Lol! Jamais esquecerei. Foi um dia de sonho, como se pretende nestas ocasiões. Mas o que interessa mesmo é que eu considero este casal de amigos uns campeões; isto porque, nos dias que correm, em que a instituição casamento está em descrédito, eles decidiram ser corajosos, audazes e levá-la a avante. E já que o fizeram, teimaram em ser bem sucedidos. Estão de parabéns por mais uma ano de vida em conjunto, mas, acima de tudo, porque já passaram por tanto e tudo superaram. Vocês são um exemplo de força, cumplicidade e de como a felicidade com uma cara-metade é possível. Que continuem sempre a sorrir... lado a lado! Adoro-vos e tenho imensas saudades. Jinhos e abraços deste tanto bem vos quer.

P.S. - Logo à noite ligo-vos, pois calculo que é quando estejam juntos e mais disponíveis. Só espero não interromper nada. Cof! Cof! ;o)

CONFESSO...


... que este ano não me apetece nada que haja Natal! Percebo até que considerem a imagem que postei temperada de humor negro, mas mais vale brincar com as coisas do que dramatizá-las, certo?

Ontem, em conversa com a mami, ela lá pôs em palavras aquilo de eu já me tinha apercebido há muito: "este ano ainda me apetece menos passar por estas festas do que no ano passado. Está a custar-me mais". Eu, simplesmente, anuí...

Percebo-a a bem, pois este ano sei que ainda fazes mais falta. Estamos mais conscientes da perda, da saudade, menos atordoados. Pode parecer antagónico, mas este ano as coisas parecem mais reais. E tudo ganha sentido se considerarmos que esta quadra, na nossa casa, sempre foi a festa da família, com algum consumismo - assumo - mas sem que este alguma vez tenha sido o mote da questão.

Não me apetece sequer ouvir músicas de Natal, encafuar-me em lojas, fazer trocas de prendas, dedicar votos de boas festas, não me apetece, pronto! Gostava de poder adormecer e acordar já em 2008. Perdoe-me quem por uma razão ou por outra me lê por estas bandas, mas quem diz a verdade não merece castigo, certo? É tão somente um estado de espírito, o que não invalida que aqueles que amo continuem bem presentes no meu coração.

Na minha casa e na da mami não há, ainda, vestígio do Natal. Nem coroas, nem árvore, nem presentes, nem luzes, nada!!! Pode ser que até lá, ainda ganhe forças para contrariar esta tendência, pois sei que se estivesses ainda entre nós, era assim que farias questão que as coisas fossem, mantendo a tradição. Prometo que fá-lo-ei em tua homenagem e não deixar o Natal morrer entre nós. Dizem as pessoas mais experientes que, se deixarmos passar um ano sem vivê-lo, nunca mais é o mesmo. Enfim...

Pelo menos, na noite de Consoada, sei que vamos estar os três juntos, quero dizer, os quatro, já que tudo, ainda que de outra forma, também nos brindarás com a tua presença, a comer o delicioso bacalhau da D. Lena, a conversar ao redor do calor da lareira e... não é esse o verdadeiro espírito de Natal? É só isso que quero!

Sunday, December 02, 2007

RECEBE ESTE BEIJO...

... onde quer que estejas, meu querido pai! Hoje, caso ainda estivesses entre nós, farias 63 anos. E como eram especiais estes dias entre nós, família nuclear. Estas datas tornaram-se ainda mais especiais aquando as tormentas da vida lhes cunharam o verdadeiro significado: mais uma ano de VIDA e perto dos que amamos.

Assim, para mim, estás de parabéns, ainda que, infelizmente, não tos possa dar pessoalmente. Não só por este acontecimento, mas pelo legado que me deixaste, por tudo o que representas e sempre representarás. Obrigado por tudo!

Adoro esta tua foto de quando tinhas dois anos, por isso optei por reprodui-la aqui. Partiste-te antes de tempo, pelo menos do meu, mas confio que estás em boas mãos.

Muitas saudades, muitas. Amo-te imensuravelmente! Até um dia...

PENSAMENTO DOMINICAL

Ouvi hoje num programa tipicamente de Domingo à tarde, gostei e deixou-me a pensar. Assim, decidi compartilhá-lo para quem não viu o magazine em questão:

"Na vida, o que conta não são os todos os momentos em que respiramos, mas sim aqueles momentos que nos cortam a respiração..."

IRRITANTE É POUCO!...

Bem, serve este post apenas como um desabafo. Então não é que ontem fui novamente sair à noite - desta feita, ao FRA Club, em Santarém - e diverti-me imenso? A companhia do best, o staff impecável, som comme si comme sa, copos e shots à pala, mas mesmo mau é ter de passar a noite com uma fulana amiga de alguém que me é comum, super-vaidosa e convencida por sinal, a tirar fotos a noite todinha, ora a si própria, ora com ela inserida num grupo, ora a ela mesma, etc. e tal... Depois nunca se contentava com a primeira "chapa" sacada. Verificava sempre o resultado e... toca a repetir. Pá, ela até não é má miúda, mas mexe-me com o sistema nervoso, pronto. Isto tudo para depois colocar tudo no HI5, segundo consta, algo em que a menina é totalmente viciada. Para piorar, a festa de ontem era temática: "Coyote Bar". Imaginem agora as figuras e poses... Pior, imaginem-me a mim no meio destes filmes. Bahhhh!!! Haja paciência... e sorrisos amarelos!

PERSEGUIR O SONHO...



Saquei este post do blog de uma grande amigo brazuca, o Andrei. Sorry, 'miguito, mas achei deliciosa esta tua reflexão (como tantas outras), bem como a temática abordada. Acho linda a capacidade de entrega, genuinidade, a simplicidade e humildade,a crença no próprio valor~e, acima de tudo, a paixão verdadeira que uma pessoa consegue depositar nos seus sonhos, ainda que recônditos. Que bom que fossemos todos assim tão persistentes e confiantes nos nossos dons e talentos ao invés de tantas vezes invejosos e ingratos...

"Este vídeo nos ensina muitas coisas. Não julgarmos pelas aparências talvez seja a mais óbvia lição. Porém, uma frase ficou marcada para mim: "Meu sonho é fazer o que sinto que nasci para fazer". Detalhe: ele era vendedor de celulares.

Ele investiu naquilo que acreditava e aproveitou a oportunidade na hora certa. Hoje com certeza deve estar fazendo provavelmente aquilo nasceu para fazer: cantar.

Quantos de nós temos talentos e dons, que simplesmente são deixados de lado com o tempo. Coisas que devíamos investir, aprender, e dedicar tempo - mas as pressões da vida, a rotina, os compromissos tornam essas coisas secundárias.

Pensemos nisso. Nunca é tarde para se investir naquilo que se gosta de fazer. Aquilo que fazemos por prazer, aquilo que nos dá alegria. Não deixemos os problemas da vida e a aridez da desesperança dominar nosso coração. Esta é a grande lição!"

Saturday, December 01, 2007

A NOITE PASSADA...

... dei um saltinho ao Onda Jazz - belo spot, por sinal - em excelente companhia e reproduzo aqui o marco de galhofa da noite:

- Querido, achas que se me puseres a piroca nos ouvidos fico surda?
- Bolas, se fosse assim... É que eu ponho-ta na boca há mais de 20 anos e ainda assim não te calas?!



A mais machistas da noite, contada por uma dama:

- O que é uma mulher grávida?
- Simples, um kit de limpeza completo com uma recarga promocional de oferta.

Enfím, depois de tanta parvoada, restou-nos ir dar um pezinnho de dança ai Plateau - matei as saudades - e passar o resto da noite a driblar as inúmeras operações de STOP que se verificaram em Lisboa. Estava de loucos. Só mesmo para mostrar à malta que a camada "chui" não aderiu à greve da função pública. Que trabalhadores que eles são... Olhem, eu aderi à força, sendo que os empregados da escola onde dou aulas a isso nos obrigaram depois de terem colocados cadeados nos portões. Olha, FDS prolongado, ainda que à força e com menos uns troquitos por ter perdido umas horitas de ensino. Deu para descansar e tratar de assuntos. Há que olhar sempre para o lado positivo das coisas, né?

ILACÇÕES...

Esta semana, quando cheguei de viagem, percebi que tinha o frigorífico completamente desfalcado e, consequentemente, a precisar de um reabastecimento de urgência. Até é bom sinal, pois é uma prova de que vou recebendo pessoas e regando alguns bons momentos com iguarias, snack's e afins. Não que eu também não esvazie o dito cujo, mas confesso que vou tendo algumas ajudinhas externas e fico radiante com isso. Não estou a queixar-me, antes pelo contrário.

No meio de tudo isto, decido ir ao supermercado e - as usual - aquelas que eram para ser umas míseras compritas para safar, transformaram-se num "enfeiranço" de carrinho a abarrotar. Meu Deus, sou sempre a mesma coisa?!... Chego a casa, arrumo tudo meticulosamente nos devidos sítios e... ah, merecido descanso do guerreiro no sofá. Aquele período de tempo de relax que medeou a minha ida às compras e o ensaio da banda soube a regozijo brutal. Fiquei tão feliz por ter recheado a cozinha outra vez. Senti-me feliz, não sei... Confortávell, talvez... Seguro. Pode parecer estúpido, mas foi mesmo um sensação boa. Sei que trata-se de um episódio simples e banalíssimo, mas... Já algum de vocês se sentiu asssim?


Dou graças a Deus por ter estas oportunidades de comprar ao desbarato e por nunca me faltar nada. Talvez também por isso me tenha sentido alegre. Cento e tal euros (considerando que moro sozinho é bastante) mais pobre, mas muito feliz. Tenho dito!

'VÓZINHA...


Bem, quem está a par da minha vida ou, pelo menos, espreita este blog com alguma regulariedade, deve ter-se apercebido que esta foi uma semana ainda mais corrida do que as normais. Como tal, não tive oportunidade e tempo para homenagear a minha avó paterna aqui, a qual fez 84 anitos na passada seguda-feira, dia 26 Novembro. Aliás, nesse dia eu nem sequer estava em Portugal.

Mas o que interessa é que lhe desejo tudo o que de melhor a vida contem e que possamos desfrutar da companhia e amor um do outro por mais alguns e preenchidos anos.

Não escolhi esta imagem por acaso. Já postei em tempos uma foto minha com a minha a "avózinha da praia" (como eu e mana a chamamos carinhosamente, mas isso, agora, seria uma longa história...), mas este desenho representa perfeitamente a minha matriarca predilecta. É mesmo a típica avó: baixinha, anafadita, com óculos, muito doce e e beijoqueira, com muito jeito para as costuras e para contar histórias, uma poetisa, enfim... Infelizmente, também já é um pouco "mouca", mas faz parte das maleitas da idade e até lhe dá uma certa graça. O bom é que está super-lúcida e saudável.

Mas o mais giro é que este ano a prenda que lhe dei foi uma "analogia de vida". Estarão vocês, neste momento, a perguntar-se "what?", certo? Isso agora é um segredo nosso, mas o que interessa é que surtiu um imenso efeito, mais do que eu até esperava e até pode ser que lhe ajudado a devolver o alento que as circunstàncias lhe pilharam. Espero que sim.

Minha super-avozinha (lembram-se desta personagem?), tudo isto para te dizer que te amo muito e que espero que Deus te abençoe, proteja e guie durante ainda longos anos.

'Jinhos repenicados comos os teus do teu neto que te adora.

ARREBATADOR!!!

POST-IT!


A minha 'miguita Su Papoila enviou-me um mail com esta foto que eu não poderia deixar de postar. De facto, esta é mesmo uma invenção útil e "multifacetada"... Lol É ou não é?