Friday, July 25, 2008

SABEDORIA INTEMPORAL

A Felicidade Exige Valentia*
(Fernando Pessoa - 70º aniversário da sua morte)

«Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis norecôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...»

* A quem lhe chame "A Coragem de Pessoa" e diversos estudiosos também se dividem bastante no que concerne à autoria deste poema ser ou não do Mestre. Que controvérsia! Contudo, independentemente dos pos pontos de vista, amo o poeta e este texto. Portanto, aqui fica na mesma.

2 comments:

Anonymous said...

Boa tarde, este texto não é de Fernando Pessoa. Para perceber o equívoco pode consultar o seguinte link.

http://provedorpublico.blogspot.com/2007/05/fernando-pessoa.html

Gil said...

Obrigado por me ter elucidado, Celso. Já tentei reparar o "equívoco", dentro do que me parece razoável, até porque I'm not in the mood para pesquisar esta questão a fundo. Pelo menos, por agora. Já percebi que as opiniões dividem-se, certo? Ressalva efectuada!

Como conheceu o meu blog? Recomendado ou simplesmente por navegação? É só uma curiosidade.

Volte sempre! É bem-vindo! Felicidades e Cmpts ;o)